sexta-feira, 16 de março de 2012

VARAL Nº 14 EDIÇÃO 534 ANO XI -- TEMA : " POESIA "


 VARAL Nº 14 EDIÇÃO 534 ANO XI -- TEMA : " POESIA "
.
 Poesia
Poesia é o barulho do mar,
Quebrando na praia.
O nascer e o entardecer;
O som dos pássaros a cantar;
O verde das florestas;
Um arco íris no céu.
E um sorriso de uma criança.- Luis Roberto Alves Meira.



A poesia chega hoje,
De mansinho,
Nas asas da imaginação,
Inventa voares e sentidos
Sensações  de dores de viveres.
Revive amores e saudades.
E pousa, suavemente, como um beijo,
Nos lábios do poeta. - Moema Tavares .


.As vezes penso que penso
mas é o sentido do pensar
que aprisiona a memória
e nesta fantástica maré
me perco, me encontro
na alegria dolorida
do ser poeta.- Gerci Oliveira Godoy.


.Que bacana seria pendurar na minha rua bandeirinhas coloridas
lado a lado num varal cheio de rimas
Ah, tão linda ia ficar a minha rua
que logo iria ser conhecida
como a " Rua do Varal de Poesias". - Inês Bicudo.

.
Vento, inspiração,
Luz no caminho.
Poesia,
No coração
bate,
sopra, uma forma
de carinho. - Lourdinha Biagioni®.



.Sentimentos, momentos vividos
Ou, apenas,  com ardor desejados
Muitas vezes sonhados .Outros tantos
Temidos, sofridos, indesejados.
Qualidades enaltecidos, cantadas, decantadas
Um leque de sensações, emoções
Que traduzem a humanidade de todos nós.- Isabel C S Vargas.



.A Poesia é o teu olhar
manso de gata parda
rugido doce de leoa amada
veludo fino da tua face
melífluo beijo da noite infinda
A Poesia é o pulsar
do coração  do vate apaixonado! - Benedito C.G. Lima.



.Poesia é a grande magia
Onde o poeta coloca sua inspiração
Que vai buscar no seu coração
Transformando-a em alegria
Poesia são as letras que fluem
Fazendo as palavras bailarem
Todas leves e suaves no ar - Regina Mercia Sene Soares.



.Que acorda a alegria
Dentro da fantasia
Podemos fazer magia...
Chega a inspiração
Junto a imaginação
Seguindo a intuição
E... Vivas aos poetas!!!... - Vera Hellena.



.Há poesia em prisma luminoso!
Há poesia diante do pavimento literário!
Há poesia diante da palavra em vértice cultural!
Há poesia diante do universo em verso gramatical!
Há poesia em vôo e em visão: Liberdade de expressão!
Há poesia no fazer solitário: Humanidade em construção!
Há poesia no momento alado: Igualdade em qualquer dimensão! - Airton Reis.



.Alma que vive escondida
Vida de poeta, asilado em teu ser
Transpira emoções que transcende-as
Pedindo socorro com seus versos
Pagão para consigo mesmo
Santo para todas as emoções
Velho caminhante. Ser poeta - J.Hilton.



.A poesia é  sempre um lamento,
uma oração, um amor, um choro,
uma angústia, uma vida, um canto,
um nada ou um tudo. Uma música
interna ou externa. Um grito de arte
lançado no mundo pelo coração.- luizcarloslemefranco.



.Sou letra
palavra
poema -
O corpo é verso
a buscar outras mãos
outros versos, espiral///
sublime catena de poesia. - Vitória Paterna.



.Em ti desperto tudo e o todo belo de mim!
Elevo meu amor e minha natureza feminil
pelo gosto gostoso à beleza viril!
E se quando aflora tristeza sem fim,
fazem-se diamantes as lágrimas e fim!
Tudo na vida pode ser ou não fantasia:
na minha, na sua, de todos, de tudo; na Poesia! - Maria Barros.



.Penso e busco uma Poesia...
Nos momentos raros de solidão,
nas horas quietas das noites -
de luar, de inverno ou de verão.
 Mas, desejo que meu verso ao nascer
Não traga apenas mensagem, mas seja Canção!
Com toda a beleza do alvorecer...    Iraí Verdan.



.Acordada sonho...
Madrugada passa lenta.
Em meu quarto, espero
Que encarnes a poesia,
Que me encantes de magia. - Mardilê Friedrich Fabre.



.a  poesia    resulta de um  estado  alterado
permitir-se   gritar 
a  um  abismo     aos  céus
ou  a   realidade  dura
(  mesmo  sabendo
dos   riscos  decorrentes parecer    loucura ...  )
uma  sequência  coerente - helena armond.



.Quando o silêncio gritou em minha vida,
Quando a fantasia e o sonho não existiam,
Quando pensei que a dor me possuia
E  temerosa pensava que enlouquecia...
Encontrei  na fuga das minhas palavras,
Encontrei  nas rimas de minhas tristezas,
Na fragilidade exposta, toda a minha poesia... - Patricia Andrea .



.Poesia são desejos ocultos
Palavras de amor
Fruto do pensar
Poesia é admiração e fantasias
Filosofia da vida
Poesia é expressão dos valores humanos
Tão forte como a respiração para a vida - J.Hilton.



.Aqueço meu coração e cresço no amor;
Transmuto-me como um camaleão,
Quando me ponho a fazer poesia.
O poeta consegue sorrir num verso,
Chorar numa estrofe e no soneto revelar sua sina,
Como se lhe fossem dado máscaras à revelia.
Suas palavras saem de uma nascente divina. - Dirceu Rabelo.



.Por- do- sol... a música suave que enternece...
o beija-flor sugando o alimento de uma flor...
a criança que brinca, sorri, me oferece os braços
pedindo colo e implorando amor...
As lágrimas que são o resumo de uma prece,
tudo isto é vida, tudo isto é sonho e nostalgia,
tudo isto é paz, tudo isto se resume na poesia. - Leda Galvão.



.Ah, Musa ingrata!
Do desespero à paixão, tu me consomes...
Sem ti, não consigo viver,
Contigo, quase não sobrevivo.
Ora, és Calíope, Erato ou Euterpe.
Transmutas minha mente num vulcão de emoções
E me submetes à irremediavel tortura de escrever! - Sonia T. de Siqueira Campos


.
.As palavras me dão as mãos,
de um ímpeto ergo o poema,
e nele encontro as perguntas,
todavia, não procuro respostas,
porque estas não as vejo felizes,
alegres e prontas para encantar
o coração de quem só vê poesia!-   Daladier Carlos



.O poeta sempre está perto da fantasia com sua poesia
Ao olhar o mar, salta-lhe da imaginação o poema
Com poesia canta o amor, canta a vida, canta a morte
Porém, o poeta também sofre de tristeza, seu dilema
Corre mundo na caneta, sua arma, e viaja de sul a norte
Herói e covarde. Escritor da esperança... e da criança
Sonha acordado olhando o céu até onde a vista alcança - Wilson de Jesus Costa


.
.Cada verso mais lindo, para poetar
para te saudar, oh, poesia,
em minha alma e em meu dia!
Amo-te, cada vez mais,
perco-me mais cada dia,
procurando explicar o que não se explica,
pois Poesia é só Amor! - Eda Carneiro da Rocha.



. Ser Poeta, é crer que já, ainda a pouco, ou então há muitos anos atrás,
Dentro do processo de tudo o que começou, ou dentro do que é atual,
Somos este ser humildemente, que se intitula ou se é, reconhecidamente,
Por poucos, por muitos, por milhões, esta inconfessável missão tãohumana!
Que parecendo ser alienada, não é; pois soma-se aos múltiplos dos Amores!
Ser Poeta, é argumentarmos todas as formas de dizermos o que todos dizem:
- Nós Amamos! Desejamos darmos às Purezas da Vida a força de Podermos
Dizer: - Sim! Nós amamos! Incondicionalmente, amamos o Planeta Terra...! - Odenir Ferro.



.No fundo a poesia
É a arte do universo
A gente transforma e cria
Trabalhando com os versos
Pensar que estes são meus
Eternizando neste papel
Ligando a Terra e o céu; na obra de Deus.- Sergio Antonio Meneghetti      


      
.
A poesia abre-se em flor
quando falamos de paz
e sentimentos de amor... - Angela Lara.


.
Poesia é a alma que acorda,
Dos sonhos alojados nas noites,
Nos dias, nas horas, nos segundos,
Que leva o pensar e nos reporta:
Na saudade, tristeza ou alegria,
Vivendo a palavra em companhia
Sobressaltos de amor sem resposta.- Sonia Nogueira.



.Poesia é propósito,
superlativo de fascínio.
Filamento licencioso do desejo:
Desígnio. - Andréa Motta.



.Ao escrever uma poesia
vasculho o meu coração
em busca das minhas emoções
e, vejo brotar a alegria....
Não importa se senti dor porque a alegria do amor
sempre enfeita minha palavra,
escrita ou falada....Penhah Castro.



.Não sei se a poesia é necessária
Mas acordo, trabalho e durmo
E tudo parece sem sentido
Então faço a minha prece e ainda assim
Sinto a impotência perante o inevitável
Levo a vida mais adiante
E escrevo sobre tudo o que vejo - Carlos Assis.



.Canto da alma
em silêncio...
desejosa de gritar
abafando sentimentos
explodindo no sonhar!- Luíza Soares Benício de Moraes.



.desde a hora que acordo
até o momento que deito
não sai de cena em meu peito
esse amor de contato e desejo
é meu ar que alucina
meu alimento d'alma, minha amada sincera
minha doce querida poesia, companheira dileta - Jania Souza.



. POESIA é como se fosse um bálsamo,
Que perfuma o âmago de nossa existência,
Faz parte do nosso mundo imaginário...
... sem poesia ,como seria a vida do solitário?
Aconchego-me no explendor de sua calmaria,
Que me revigora os sonhos alados e me vigia...
E saio... a cavalgar serena ... em verdes pradarias...- Neuza Marques Roedel.



.Ainda há grilhões em nossos pés e mãos.
São tão visíveis como a cor da noite.
Certos deveres camuflados_ eleição!
Vários sonhos excluídos com açoite...
 Mas a “nação” possui um escravo coração,
Que obedece a todos, em total solidão
Na senzala de versos de sangue no chão. -  Isabel Benedito Santos.



.Poesia, voz da alma
raiz nas estrelas
florindo na terra ! - Maria Thereza Neves.



.Poesia que de verso em prosa
Reversa a rosa na sua pureza
É com certeza  cada vez mais linda
Ainda que este universo não te perceba
Exacerba a trova sem se dar por prova
E deixa tudo fluir na imaginação
Que de resto a gente se entrega.- Cesar Moura.



.Vida... Poesia que recebemos
(Nem sempre agradecemos)
Amor navega em mansa poesia
Se com o par há sintonia
Rimas acontecem
Versos livres, compassados
O mundo se veste de poesia.- Marinez Stringheta/Mara poeta


2 comentários:

  1. Passando para deixar o meu abraço a todos participantes do Varal Poético alusivo ao Dia Nacional da Poesia. Infelizmente perdi o prazo para enviar o meu poema. Aplausos a todos.Parabéns
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Estou apaixonada por este varal tão colorido... de peças esvoaçantes que acompanham o vento urrando poesia!

    Parabéns!

    ResponderExcluir