sábado, 23 de junho de 2012

GRUPO LUNA&AMIGOS DE POESIAS - VARAL Nº 28 EDIÇÃO 548 - ANO XI


VARAL Nº 28 EDIÇÃO 548  - ANO XI
TEMA:FESTA JUNINA
.
Venha... venha minha gente
Para a festa junina e fique contente
Dançar no arraial
Esta festa é sem igual
Tem pipoca e quentão
Mas não pode ficar bebão
Porque festejar é muito bom 
 Regina Mercia
.
.
Sons,céu estrelado, estampidos
Música, forró nos salões enfeitados
Amores nascendo, ciúmes amores matando
 Fogueiras,pipoca,milho cozido,batata assada...
Agoro morena,me faça um chamego,não saia do meu lado!
Sicouza
.
.
Alegria, danças, folclore
Todo mês de junho,
De ponta a ponta do Brasil.
Sob a proteção dos santos
Antônio, João e Pedro
Muito casamento na roça
E , fogueira para esquentar corações.
 Isabel C S Vargas
.
.
No fogo da fogueira, no fogo da paixão...
No beijo escondido, na pipoca na mão...
No casamento caipira, na esperança de ser,
A donzela mais bonita somente pra você...
No arraial da vida cheio de cores e flores
Ergo as bandeiras dos sonhos que um dia soube ter...
Patricia Andrea
.
.
Vou com camisa xadrez
Acompanhado com Inez
Com chapéu de palha
Comer doce na palha
Cangica com amendoim
Um quentão especial para mim
O casamento foi próximo da fogueira
J.Hilton
.
.
A fogueira aquece a festa e também meu coração
A batata está assando e o quentão me esperando
A menina vestida de chita sorrindo me estende a mão
A sanfona inicia a quadrilha e Rosa está me chamando
É o balancê, é o túnel, troca de lado, é a chuva
É mentira, desfaz tudo, abraço a Rosa e a beijo;
E se deixo cair o lenço, a rosa deixa cair a luva...
Wilson de Jesus Costa
.
.
Os climas bucólicos dos sertões e da linguagem sertaneja
Invadem as pequenas, algumas grandes cidades e: - Pum!
Estalidos de bombinhas, foguetórios, rojões, vão enfeitando
Os ares dos Arraiais aonde estão as fogueiras de São João
Os casórios caipiras, as danças de quadrilhas, muita pipoca
Amendoim, quentão, batata-doce, paçoca, arroz-doce e quão
Belo, bom e saudável é tudo isso: - Amores e boas Tradições!  Odenir Ferro
.
.
Aqui no nordeste é assim:
festança por todos os lados,
quadrilhas e povo dançando,
fogueira de lenha queimando,
pipoca branquinha afobada,
a meninada correndo, sorrindo,
só alegria, colorido, saia rendada
 Sonia Nogueira
.
.
Aquece meu coração desde remota infancia
o colorido das saias, das fitas, das rendas
da dança alegre, dos risos das sanfonas
comida doce, suculenta nas barracas da praça
o milho colhido verdinho na roça
o pipocar das bombas nos olhos das estrelas
a faca na bananeira, a quadrilha no terreiro.
Jania Souza
.
.
As noites frias de festas juninas
Com suas bandeirinhas e fogueiras
Só deixaram em meu coração
Lembranças de amores platônicos
Que doía todo o meu ser juvenil
Por não se concretizarem nunca...
E arderam lá nas piras do passado.
 Dirceu Rabelo
.
.
É noite de São João!
O “Arraiá” está pronto, só falta o pessoal
dar início com fogaréu artificial!
 Tudo é feito com muito cuidado e a maior atenção!
Quadrilhas, guloseimas, quermesses e uma grande fogueira...
Tem até barraca do beijo pra moçada namoradeira!
Por ser muito perigoso só não vale soltar balão!
 Maria Barros
.
.
Tem fogueira, tem quentão,
pé de moleque e quadrilha,
buscapé, soltar rojão...
Da noiva, seguindo a trilha,
caipira pediu-lhe a mão.
Tem casório em São João...
Festa junina na ilha!...
 Carvalho Branco
.
.
Quando meus filhos eram pequenos
Eu participava da quermesse na igreja e no colégio
Mas o tempo passou
Eles cresceram, e não temos mais motivação
Nem para pular fogueira nem para tomar quentão
Isto agora é coisa do interior ou do nordeste
Aqui em Sampa, a festa esta morrendo
Carlos Assis
.
.
Festa Junina
Nada de “Festa Julina”
Não é a mesma emoção
A pipocar no panelão
A fogueira já não existe
Perpetuar a tradição
São Pedro, Santo Antonio e São João.
 Marinez Stringheta/Mara poeta
.
.
Olhaí, gente ! Com esse friozão
vem a festa junina
para alegrar nosso coração
e esquentar nosso bucho com tanta gostosura...
E para queimar as calorias,
vamos dançar bastante...
Feliz São João "
Marla Otto

Nenhum comentário:

Postar um comentário