domingo, 9 de dezembro de 2012

VARAL Nº53 EDIÇÃO 573 ANO XI - TEMA: "PALHAÇO"

VARAL Nº53 EDIÇÃO 573 ANO XI
TEMA: "PALHAÇO"
.
Rostos pintados, olhos brilhantes,
Alegria contagiante arrancando sorrisos
Palmas frenéticas mostrando satisfação
Crianças e adultos em momento de enlevo
Espetáculo imperdível para quem ama a vida.
Findo espetáculo, tira a indumentária,
O sorriso se apaga, os olhos não escondem a tristeza.
Isabel Cristina Silva Vargas
.
.
Se em todo o Universo
um só ser sorrir
tua palhaçada terá valido a pena...
Soaroir  de Campos
.
.
Palhaço na vida sou, levando somente alegria
Aos lugares em que vou. Quando minha cara é riso
Meu coração às vezes é festa. É por isto que preciso
Estar alerta, porque nem sempre o que sinto é o que
Me risca a testa. Engano bem e choro somente na alma.
Sou palhaço quando expresso sendo verdadeiro ou não,
Pois faço disto o trabalho que é o meu ganha-pão.
Maria da Glória Jesus de Oliveira.
.
Picadeiro colorido de emoçoes conflitantes!
Arena em que atua, faz rir ou chorar...
Os aplausos que recebe reverberam alegria
cada vez que vai á lona, ou se atrapalha,
ou pede aprovação, inclinando-se desengonçado.
Mesmo que o choro  do palhaço, venha de dentro...
 Ele é o dono do Espetáculo!
Nidia Vargas Potsch.
.
Quantas vezes entramos no picadeiro de vida?
Quantas vezes nos pintamos com vontade de chorar?
Quantas vezes por inocência, falta de malícia somos chamados de palhaços?
Todos os reis tinham um "bôbo da corte"
Que apesar de palhaço externamente
Era o sábio conselheiro
Tema interessante para pensarmos...
Vera Hellena.
.
Tenho a certeza absoluta dentro de mim
Que no sorriso aberto do palhaço que ri
Pode esconder-se a lágrima triste,
Que na maquiagem disfarçada não vi...
Não me convence sua suposta alegria
Convence-me sim, a sua vontade de me fazer sorrir...
Patricia Andrea
.
.
Em confuso labirinto de espelhos
girava roda, carrossel, pálida bailarina
sem trote de cavalos ou cartola mágica
sem balanço de trapézios ou acrobacias
Abertas as rotas cortinas do espetáculo
percebi  minha triste performance de palhaço
Única saída: dos fundos, sem alarde, sem platéia 
Vitória Paterna
.
.
Vai começar a função! anuncia  triste o palhaço
Anos e anos, cidades e cidades, vidas alegrando
Quem ri com o palhaço, não sabe o quanto ele chora!
Com o coração ferido, ele vai se despedindo
As pernas não lhe obedecem, os olhos pouco veem
O tempo inclemente veio, veio trazendo tristeza
 Leva o passado, leva o presente, não existe o futuro...
Wilson de Jesus Costa
.
.
Estou borboletando as gavinhas do meu ser.
Imitando as borboletas, sou translúcida de prazer.
Foco flores no meu voo, sem despetalar imagens.
Sigo as fases da evolução entre todas as paragens.
Lembre-se que ontem fui larva e hoje sou assim.
Venho enfeitar tua vida, teu coração, teu jardim.
Maria da Glória Jesus de Oliveira
.
.
Quero sorriso, quero cor
Fantasia e brincadeiras
Alegrar mesmo diante do choro
As crianças e adultos fazem coro
Com humildade apresenta sua arte
Arte de sorrir, de brincar e de gostar
Palhaços, somos sim, só que sem a arte de ser palhaço
J.Hilton
.
.
Pensavas qu’eu fosse feita de palhas,
qu’em mim não houvesse um coração
feito vida, batendo d’emoção...
Mas escutastes por fim o seu palpitar em baralhas
e vistes que tenho um, cansado, latente
e oculto, como nas faces de um palhaço iludente!
Deixe-o na solidão que um dia tu o vestir-te em mortalhas!
Maria Barros.
.
Interpretando e recriando a espetacular magia Circense,
O Palhaço desfila o teor da sua vida, com as hilariantes
Espalhafatosas cenas, fazendo despertar o comovente
Humor da pláteia. Através das suas belas traquinagens,
O Palhaço tem o dom de encantar. Trazendo o riso e a
Graça na alma cômica e teatral expansiva, ambientando
O cenário circense com todo o fulgor da magia da Arte!
Odenir Ferro
.
.
Somos todos palhaços
Neste mundo mentiroso
Entre o belo e o horroroso
Regras, normas
Escritas à maioria
Escapam aos olhos da minoria
O circo... Ah...  O circo... é logo ali.
Marinez Stringheta/Mara poeta.
.

PALHAÇO - palavra de variados sentidos...
Ora, divertindo a criançada,
Ora, as pessoas assumindo esse epíteto,
ao se tornar vítima de marmelada,
Ora, personagem de teatro a interpretar
múltiplos papeis...
Ora, sendo joguete nas mãos de manipuladores...
Mas como resgatar o papel original ????
Marla Otto
.
.
Neste exato momento
me sinto o palhaço desta vida
que sem escolha acorda todo o dia
e não tem para onde fugir...
Angela Lara
.
.
Profissão mais engraçada
No picadeiro da vida é só palhaçada
Ninguém  leva esse profissional a sério
É o bobo da corte no seu império
 Nariz vermelho e a postiça cabeleira
São sua identidade não precisa de carteira
Preciso urgente de um palhaço, quero chorar de rir...
Rozelene Furtado de Lima
.
.
Triste palhaço de quem todos riem,
a máscara  só muda a sua  face
enquanto seu  peito arde de frio,
mas em nome da honra e da arte
no picadeiro mostra  equilíbrio,
para enfim após os aplausos
recolher-se ao anonimato.
OlgaMatos
.
.
Palhaço somos todos nós
Que acreditamos na paz
Quando eles querem a guerra
Para se enriquecerem
Palhaço somos todos nós
Que rezamos para um deus invisível
Criado pelo homem
Carlos Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário